quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

A Guerra do Vietnã

 Guerra do Vietnã foi mais umas das guerras de conflitos ideológicos e políticos que na minha visão sempre foram os motivos das guerras anteriores, com isso o Vietnã não foi diferente tendo seu território dividido, ficando assim: Vietnã do Sul (Capitalista) com apoio dos Estados Unidos, e Vietnã do Norte (Socialista) influenciada pela União Soviética e China.
Embora o Vietnã do Sul estivesse tendo ajuda dos Estados Unidos, as forças norte-americanas só foram confrontar os Vietnamitas do Norte em 1964, no qual fizeram surgir inúmeras manifestações por todo o país (Estados Unidos), onde a maioria dos manifestantes eram parentes dos soldados em combates, e esses faziam protestos por todo o país com forme a TV americana mostrava os combates sangrentos nos campos de batalha.
Num resumo geral os números de mortos foram perto de um total de 60 mil soldados americanos, e mais de um milhão de vietnamitas, sem contar os feridos e mutilados que desses faziam parte civis e militares, que era duas vezes mais do que o números de mortos.
Ainda que os Estados Unidos obtivessem maiores forças em tecnologia e armas ainda assim não conseguiu vencer os Vietnamitas por causa da vasta experiência do terreno no campo de batalha, que era extremamente úmida e quente, e uma mata densa cheia de animais peçonhentos, e campos minados.
Com o cessar-fogo por parte dos Estados Unidos e retirada de suas tropas em 1973, o Vietnã é reunificado, mas com um regime comunista.




















domingo, 17 de janeiro de 2016

Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial deu início em julho de 1914, com o assassinato do , Arquiduque Francisco Ferdinando, e de sua esposa, Arquiduquesa  Sofia, em Sarajevo, no qual foi o estopim para o início do conflito, que se estenderia até 1928. Nos quais se uniram os países da Grã-bretanha, França, Sérvia e Rússia Imperial, e mais tarde os países da Grécia, Portugal, Romênia e Estados Unidos contra os países da Alemanha, Império Austro-húngaro e mais tarde também se uniriam ao Império Turco Otomano e Bulgária.





















Segunda Guerra Mundial

Podemos concluir que uma das principais causas para dar o inicio na Segunda Guerra foi, o ''Tratado de Versalhes''
Ao término da Primeira Guerra Mundial em 1919,  a Alemanha foi obrigada a assinar  o Tratado de Versalhes, que nada mais era  o compromisso de assumir que a mesma era responsável pelas catástrofes da Primeira guerra, e teria que pagar uma dívida aos países prejudicados, e também estaria proibida de formar exércitos, além de reconhecer a independência da Áustria. Isso gerou um sentimento de vingança por parte da já até então Alemanha Nazista, liderada pelo seu tão aclamado Ditador ''Adolf Hitler''que desencadeou um dos maiores horrores de todas as guerras , '' O Holocausto'',  no qual levou a milhares de pessoas para os campos de extermínio por toda  Europa, sendo cerca de 6 milhões de judeus, e também vítimas não-judias entre eles ciganos, poloneses, comunistas, homossexuais, prisioneiros  soviéticos, testemunhas de Jeová e deficientes físicos e mentais, sem contar os vítimas em combates, com tudo temos um estimado de 55 milhões de morte de milhares de pessoas por todo o mundo.
Uma Guerra que  precisamente iria  se iniciar, em 1 de Setembro de 1939 com a invasão da Polônia, e terminaria em 2 de setembro de 1945  que envolveria os países líderes em potências na época, formado pela Alemanha, Itália e japão, países do eixo, contra o outro grupo, o países aliados entre eles Reino Unido, frança.China, União Soviética e Estados Unidos.



















A Guerra Fria

A Guerra fria foi um conflito entre os países dos  Estados Unidos, e a União Soviética na disputa pela liderança em Política, Economia, Tecnologia e Poder Bélico.
O signifiado da expressão Guerra Fria, foi  pelo fato da guerra entre as duas nações não terem se enfrentado diretamente em poder militar, e sim ficando apenas em um jogo de conspiração e espionagem, por parte das duas potências.
















A Guerra Fria surge a partir da Segunda Guerra Mundial, com a Europa toda destruída, e os países mais fortes em declínio, foi realizado uma conferência  em julho de 1945 entre as potências dos Estados Unidos (capitalista) e o da União Soviética (socialista), para decidir o futuro da Alemanha e os países da Europa. Embora tiverem sido realizado outras conferências durante a guerra, afim de  definir estratégias para dar fim ao conflito.
Mas não houve um acordo entre as duas nações pela forma de governo que cada uma das duas exercia, com  isso Estados Unidos e União Soviética obtiveram apoio de alguns países,o Estados unidos obteve aliança com Alemanha Ocidental, Reino UnidoCanadá, Japão, CoreiaFrança e Portugal, enquanto a União Soviética também foi apoiada por Polônia, Checoslováquia, Hungria, Cuba, Iugoslávia, Albânia, Romênia e Alemanha Oriental, com esse desacordo entre essas nações  foi o motivo para a origem do ''Muro de Berlim'' construído em 13 de agosto 1961, , sedo a Alemanha Ocidental representada pelos países aliados ao Estados Unidos e a Alemanha Oriental com os países aliados da União Soviética. 
 O muro só iria ser derrubado em novembro de 1989, representando o fim da Guerra fria, e a reunificação da Alemanha  (Ocidental e Oriental).

































A Guerra da Coréia

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o território Coreano foi dividido em duas partes, ficando como Coreia do Norte(Socialista) sendo apoiada pela União soviética, e Coreia do Sul(Capitalista) que também teve apoio dos Estados Unidos. Em 25 de junho de 1950 a Coreia do Norte invadiu a Coreia do Sul, atravessando linha de demarcação do Paralelo 38, que era uma linha imaginária que dividia os dois territórios, invasão que teve influência da União Soviética e China, Com isso Estados Unidos saiu em defesa da Coreia do Sul.













O fim do conflito entre as duas Coreias, só se encerraria com o assinado do Armistício de Panmunjon, em 27 de julho 1953 com a criação de uma fronteira sem a presença de forças militares.
Um acordo que dura até os dias de hoje, embora nunca cessasse a guerra de ideologias entre as duas Coreias, como se pode ver nos dias atuais, e também mantém indícios de uma nova guerra.








Email: giba.lopesoliver@gmail.com