Guerra do Vietnã foi mais umas das guerras de conflitos ideológicos e políticos que na minha visão sempre foram os motivos das guerras anteriores, com isso o Vietnã não foi diferente tendo seu território dividido, ficando assim: Vietnã do Sul (Capitalista) com apoio dos Estados Unidos, e Vietnã do Norte (Socialista) influenciada pela União Soviética e China.
Embora o Vietnã do Sul estivesse tendo ajuda dos Estados Unidos, as forças norte-americanas só foram confrontar os Vietnamitas do Norte em 1964, no qual fizeram surgir inúmeras manifestações por todo o país (Estados Unidos), onde a maioria dos manifestantes eram parentes dos soldados em combates, e esses faziam protestos por todo o país com forme a TV americana mostrava os combates sangrentos nos campos de batalha.
Num resumo geral os números de mortos foram perto de um total de 60 mil soldados americanos, e mais de um milhão de vietnamitas, sem contar os feridos e mutilados que desses faziam parte civis e militares, que era duas vezes mais do que o números de mortos.
Ainda que os Estados Unidos obtivessem maiores forças em tecnologia e armas ainda assim não conseguiu vencer os Vietnamitas por causa da vasta experiência do terreno no campo de batalha, que era extremamente úmida e quente, e uma mata densa cheia de animais peçonhentos, e campos minados.
Com o cessar-fogo por parte dos Estados Unidos e retirada de suas tropas em 1973, o Vietnã é reunificado, mas com um regime comunista.

Nenhum comentário:
Postar um comentário